
Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
Infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes; caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.
O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.
Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são:
- Sangramento gengival;
- Mau hálito persistente (Halitose);
- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
- Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
- Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;
- Alteração no formato gengival;
- Mobilidade dentária;
- Frequentemente indolor (assintomático);
- Presença de cálculo ou tártaro;
A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dentes e do fio dental, e ainda visitas periódicas ao seu cirurgião-dentista (Periodontista).